O setor industrial brasileiro frente à integração econômica
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2018-01-19Metadatos
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O setor industrial é um dos principais indutores de crescimento econômico, devido aos efeitos de transbordamento repassados aos demais setores da economia. No Brasil, o setor industrial vem perdendo competitividade devido ao crescimento dos custos industriais e da penetração de produtos industriais chineses no mercado. Neste sentido, a consolidação de acordos comerciais pode vir a promover alterações nas economias, principalmente de países em desenvolvimento, os quais apresentam parcela da renda oriunda do comércio internacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho é o de analisar o impacto no setor industrial brasileiro da consolidação dos acordos regionais de comércio, tais como Trans-Pacific Partnership (TPP), Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP) e Mercoeuro. Mais especificamente, buscam-se analisar os fluxos comerciais, a quantidade produzida, os preços domésticos, os níveis de bem-estar e PIB. Para tal, utiliza-se o Global Trade Analysis Project (GTAP-9). Neste sentido, estimaram-se dois cenários, o primeiro com eliminação das tarifas de importação entre os integrantes dos acordos, e o segundo, incluindo eliminação de subsídios à produção e à exportação. Em ambos os cenários há perdas de bem-estar dos consumidores e de PIB, revelando que estes acordos são prejudiciais para a economia como um todo. Os resultados do primeiro cenário indicam que os impactos econômicos na indústria brasileira de baixa e média-baixa; média-alta e alta intensidade tecnológica, são relativamente pequenos. No segundo cenário, os ganhos do setor industrial são relativamente maiores, uma vez que os subsídios são eliminados. A consolidação de todos os acordos comerciais analisados são prejudiciais para o país em termos de bem-estar dos consumidores e de PIB. Os setores industriais de baixa e média-baixa e média-alta e alta intensidade tecnológica são beneficiados com ganhos de competitividade. Os subsídios à exportação e à importação promovem significativas alterações no comércio mundial, principalmente, no que diz respeito ao setor automobilístico e de veículos aéreos.
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