Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorEtchichury, Maria Eunice Espinosa
dc.date.accessioned2018-07-13T14:20:40Z
dc.date.available2018-07-13T14:20:40Z
dc.date.issued2011-12-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13778
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article refers to the analysis of results obtained from the application of an action research, of nature interventionist in order to promote with the teacher the use of computers in science classes of Grade 7, the State School for Primary Education Coronel Urbano das Chagas, with the videos and resources webquest to thereby innovate the teaching practice, opening new paths for students to develop the ability to think and provide conditions to make decisions in school and beyond. The teacher being the articulator of its students and partner in the search process of learning. The applied research project provided an opportunity to explore videos available on the Internet as a way used as a tool to collaborate in the learning process. The videos chosen according to the content being taught, students are guided by the teacher in their interpretation, assisting in the understanding of the subject explained in the classroom, appearing thus as a teaching supplement that transforms the traditional way of teaching and motivate students to a collective construction of knowledge. The creation of the webquest as a resource mediating participatory and dynamic process of researching learning, transforming the traditional classroom in-class research, when teacher and students work together in performing the tasks. It was concluded that there is a need to train teachers to use, with a range of these resources. Running a good plan integrating its practice as well as the need to foster in students a taste for discovering new meanings in the information, promoting in this way, the cooperative construction of knowledge, out of passivity. Teachers and students must learn to learn.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectComputers in educationeng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA informática e suas possibilidades no ensino de ciênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo refere-se à análise dos resultados obtidos da aplicação de uma pesquisa-ação, de natureza interventiva, com o objetivo de promover junto ao professor a utilização da informática, nas aulas de ciências, da 7ª Série, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas, tendo como recursos vídeos e webquest para dessa forma inovar a prática pedagógica, abrindo caminhos para que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar e apresentem condições de tomar decisões na escola e fora dela. O professor sendo articulador e parceiro de seus alunos nesse processo de busca do aprender. O projeto de pesquisa aplicado oportunizou a exploração de vídeos disponibilizados na Internet, usados como meio, como instrumento para colaborar no processo de aprendizagem. Os vídeos escolhidos de acordo com o conteúdo a ser ministrado, os alunos são orientados pelo professor na interpretação dos mesmos, auxiliando no entendimento do assunto explanado em sala de aula, aparecendo, dessa forma como um complemento didático que transforme a maneira tradicional de dar aulas e motive os alunos a uma construção coletiva do conhecimento. A criação da webquest como um recurso mediador de processos participativos e dinâmicos, de aprender pesquisando, transformando as aulas tradicionais em aula-pesquisa, quando professor e alunos trabalham juntos na realização das tarefas. Concluiu-se que existe a necessidade de capacitação dos professores para a utilização, com autonomia, desses recursos. Executar um bom planejamento integrando a sua prática, bem como a necessidade de fomentar nos alunos o gosto por descobrir novos significados nas informações, favorecendo, desta maneira, a construção cooperativa do conhecimento, saindo da passividade. Professores e alunos precisam aprender a aprender.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto