A informática e suas possibilidades no ensino de ciências
Abstract
Este artigo refere-se à análise dos resultados obtidos da aplicação de uma pesquisa-ação, de natureza interventiva, com o objetivo de promover junto ao professor a utilização da informática, nas aulas de ciências, da 7ª Série, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas, tendo como recursos vídeos e webquest para dessa forma inovar a prática pedagógica, abrindo caminhos para que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar e apresentem condições de tomar decisões na escola e fora dela. O professor sendo articulador e parceiro de seus alunos nesse processo de busca do aprender. O projeto de pesquisa aplicado oportunizou a exploração de vídeos disponibilizados na Internet, usados como meio, como instrumento para colaborar no processo de aprendizagem. Os vídeos escolhidos de acordo com o conteúdo a ser ministrado, os alunos são orientados pelo professor na interpretação dos mesmos, auxiliando no entendimento do assunto explanado em sala de aula, aparecendo, dessa forma como um complemento didático que transforme a maneira tradicional de dar aulas e motive os alunos a uma construção coletiva do conhecimento. A criação da webquest como um recurso mediador de processos participativos e dinâmicos, de aprender pesquisando, transformando as aulas tradicionais em aula-pesquisa, quando professor e alunos trabalham juntos na realização das tarefas. Concluiu-se que existe a necessidade de capacitação dos professores para a utilização, com autonomia, desses recursos. Executar um bom planejamento integrando a sua prática, bem como a necessidade de fomentar nos alunos o gosto por descobrir novos significados nas informações, favorecendo, desta maneira, a construção cooperativa do conhecimento, saindo da passividade. Professores e alunos precisam aprender a aprender.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: