A cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSM
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2017-08-04Metadatos
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Esta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral investigar como a cultura digital se insere nos processos formativos iniciais de professores para a Educação Básica nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Os objetivos específicos da pesquisa foram: identificar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), instituídas pela Resolução N.o 02/2015, apresentam quanto às normas nacionais de formação inicial de professores para a Educação Básica na cultura digital; analisar nos documentos oficiais da instituição se a cultura digital vem sendo abordada nas propostas formativas das licenciaturas presenciais da UFSM; verificar a existência de disciplinas curriculares oferecidas nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM que enfoque a cultura digital; reconhecer com que perspectiva a cultura digital está sendo aprofundada quanto à teoria e prática a partir dos planos das disciplinas curriculares; e levantar se há indicadores quanto às mudanças necessárias para atender às novas (DCN) no que se refere à educação básica na cultura digital. O cenário investigativo constituiu-se de vinte e três cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Tratando-se de pesquisa qualitativa em educação, de cunho documental, buscou-se as informações por meio de estudo bibliográfico para embasamento teórico, pesquisa e análise documental, sendo as informações decorrentes analisadas por meio de análise textual discursiva. Em relação à revisão teórica foram abordados temas como cultura digital, Diretrizes Curriculares Nacionais, saberes docentes, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos de organização institucional: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se algumas especificidades da cultura digital presentes no cenário estudado, tais como: cursos que apresentam alguma disciplina curricular para a cultura digital e outros não. E, diante das disciplinas curriculares localizadas, algumas são inteiramente direcionadas para especificidades da cultura digital e outras contêm unidades de ensino harmonizando conhecimentos específicos da área de formação com alguma especificidade da cultura digital.
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