Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorCarré, Josiane Caroline Machado
dc.date.accessioned2018-07-18T11:45:00Z
dc.date.available2018-07-18T11:45:00Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13825
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe UFSM‟S Pedagogy course has presented a majority of women as students historically. This works presents thinking of men‟s insertion in this course between 1974 and 2011. The study‟s main goal was analyze and thinking about the men‟s insertion in the UFSM‟S Pedagogy course. The work emphasizes the insertion‟s history, it is discussed about the pathway followed by men, who faced prejudices and difficulties. A descriptive research characterized as case study, with qualitative and quantitative analyses were made in order to answer the given questions. Some data were provided by DERCA, which is a department of the university responsible for enrollment, as well as structured questionnaires were applied and analyzed. Thus, throughout the searched data, the initial freshmen number was stocktaking, as well as the graduated number during the period of 1974 up 2011. To sustain this study some previous works were visited as: Louro (1997), Abreu (2006), Estevão (2001), Ferreira (2009) and Gadotti (2009) relevant works. In this way, it was possible to conclude that initial freshmen number in the course is higher than the graduated number, a relevant number of students gives the course up. This abandon number might be related to the social models that do not accept men in this work position.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectManagementeng
dc.titleA inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM e as políticas públicas: um olhar sobrepor
dc.title.alternativeThe insertion on men’s in the course of Pedagogy UFSM’s and public policy: at a glanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO curso de Pedagogia é historicamente representado pela presença feminina. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (1974-2011). Teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM. Dando ênfase à história desta inserção realiza-se uma discussão da trajetória a qual os homens enfrentaram, diante de preconceitos e dificuldades encontrados. Para responder às questões colocadas, realizou-se uma pesquisa descritiva, caracterizada como estudo de caso com análise quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados realizou-se levantamento junto ao DERCA da Universidade e aplicou-se questionários estruturados posteriormente analisados. Dessa forma, através dos dados pesquisados, fez-se um levantamento do número inicial dos ingressantes e quantos concluíram o curso, no período delimitado dos anos de 1974 a 2011. Para a efetivação do trabalho, no campo teórico-metodológico os autores que apoiaram a discussão formam: Louro (1997), Abreu (2006), Estevão (2001), Ferreira (2009) e Gadotti (2009), relevantes para a reflexão do trabalho. Assim pode-se concluir que o numero inicial de ingressantes no curso é superior ao número de formandos, um índice relevante de alunos abandona o curso no decorrer. Este índice de abandono pode estar associado ao desafio do aluno ser aceito na sociedade, e inserir-se no mundo do trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto