A inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM e as políticas públicas: um olhar sobre
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Data
2011-09-17Autor
Carré, Josiane Caroline Machado
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O curso de Pedagogia é historicamente representado pela presença feminina. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (1974-2011). Teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM. Dando ênfase à história desta inserção realiza-se uma discussão da trajetória a qual os homens enfrentaram, diante de preconceitos e dificuldades encontrados. Para responder às questões colocadas, realizou-se uma pesquisa descritiva, caracterizada como estudo de caso com análise quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados realizou-se levantamento junto ao DERCA da Universidade e aplicou-se questionários estruturados posteriormente analisados. Dessa forma, através dos dados pesquisados, fez-se um levantamento do número inicial dos ingressantes e quantos concluíram o curso, no período delimitado dos anos de 1974 a 2011. Para a efetivação do trabalho, no campo teórico-metodológico os autores que apoiaram a discussão formam: Louro (1997), Abreu (2006), Estevão (2001), Ferreira (2009) e Gadotti (2009), relevantes para a reflexão do trabalho. Assim pode-se concluir que o numero inicial de ingressantes no curso é superior ao número de formandos, um índice relevante de alunos abandona o curso no decorrer. Este índice de abandono pode estar associado ao desafio do aluno ser aceito na sociedade, e inserir-se no mundo do trabalho.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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