Estudo sobre a implantação de uma política pública: o PROEJA no IFRS – campus Porto Alegre
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a consolidação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) como política pública no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O problema que deu origem a esse estudo foi: as políticas de assistência estudantil e de acompanhamento, implementadas no PROEJA do Campus Porto Alegre até o primeiro semestre de 2011 contribuem para o acesso e permanência dos estudantes? O objetivo geral do estudo foi investigar como estas políticas cooperam para a continuidade dos estudos pelos alunos. Os objetivos específicos foram: sistematizar a trajetória das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional; levantar dados sobre o PROEJA e sistematizar a trajetória de criação do Instituto Federal – Campus Porto Alegre. A fundamentação teórica do estudo baseou-se nos trabalhos de Aguiar (2001), Kuenzer (1997) Andrade (1993 e 2001), Santos (2006, 2008 e 2010), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005) sobre a integração da EJA à Educação Profissional. Em relação às políticas Públicas e Gestão Democrática da educação aprofundaram-se os estudos a partir de SANDER (2005). A pesquisa caracterizou-se como um estudo qualitativo em educação na perspectiva de Ludke (1986); a abordagem metodológica utilizada foi de um estudo de caso, baseado em Gil (2002). O desenvolvimento da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica e com análise documental, envolvendo estudo do Projeto Político-pedagógico e do Plano de Curso da Instituição, dados de processos seletivos para novos discentes, diários de classe, observações de reuniões pedagógicas e questionários aplicados aos professores e aos técnico-administrativos que operacionalizam e acompanham o Curso. Analisando-se os dados coletados, foi possível compreender que o sorteio, considerado um modo de acesso democrático pode ser repensado com a inserção de outras formas como entrevistas e memoriais no processo seletivo. O acompanhamento pedagógico oferecido pela Instituição é considerado eficiente, no entanto, precisa melhorar a articulação entre os setores e profissionais que acompanham o Curso. O grupo de professores reconhece a importância de instituir as reuniões pedagógicas como espaço de formação continuada em serviço.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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