A educação inclusiva no PROEJA: algumas reflexões
Abstract
O presente estudo aborda a proposta do PROEJA, objetivando evidenciar o processo inclusivo nesta modalidade de educação e sua interferência na qualidade de vida dos educandos. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, este estudo busca subsídios em teóricos que abordam o assunto, tais como: Freire (1979, 1987, 1997), Gil (2002), Senra, (2008), Nóvoa (1991), entre outros. O PROEJA propõe trazer para a escola a vivência do aluno trabalhador e utilizar na prática diária de sala de aula as experiências deste alunado, a fim de integrar escola e sociedade. Embora políticas públicas estejam sendo implementadas com vistas a atingir esse propósito, persiste o desafio de manter os jovens e adultos nas escolas e fazê-los perceber que, com a educação, podem garantir seu lugar na sociedade e melhorar sua qualidade de vida. Para tanto, são necessários avanços na direção das mudanças e comprometimento de todos os setores envolvidos no processo educacional.
The following license files are associated with this item: