Articulações iniciais entre a praxiologia motriz e o método teaching games for understanding: revendo conceitos do ensino para compreensão
Resumo
Muitos avanços foram propostos para Educação Física a partir das décadas de 1980 e 1990, com diversos estudos teórico-epistemológicas que situaram o papel da Educação Física brasileira. Contudo, poucas investigações dedicaram-se a pesquisar sobre método de ensino, elemento materializador desse contexto pedagógico idealizado. No que se refere a método de ensino esportivo, as organizações didáticas que contemplam jogos condicionados como ferramenta didática desenvolveram-se veementemente, com base na crítica ao ensino tecnicista. Dentre eles, o método Teaching Games for Understanding tem destaque ao consolidar-se como uma das primeiras investidas de descentralização do ensino técnico, priorizando a compreensão da dinâmica do jogo em seu processo de ensino-aprendizagem. No que tange compreender a lógica interna de um esporte, nenhuma área de conhecimento apresenta-se tão bem estruturada quanto a Praxiologia Motriz, desvelando elementos básicos dessas organizações. Nesse sentido, esse estudo objetivou articular os conhecimentos da Praxiologia Motriz com os conceitos da proposta metodológica do Teaching Games for Understanding. Por meio de uma pesquisa teórica, discutiu-se e sistematizou-se essas possibilidades de articulação entre os conhecimentos praxiológicos, os princípios pedagógicos e as estruturas do método Teaching Games for Understanding, Salientou-se as contribuições dos conceitos praxiológicos referentes a ação motriz, comunicação práxica, lógica interna e Sistema de Classificação CAI, apresentando-se como uma possibilidade de desenvolvimento do esporte voltado à compreensão da lógica interna dos esportes.