Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
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2017-06-27Metadatos
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Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. Para isso, objetivou compreender as possibilidades e as limitações para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral, a partir do contexto vivenciado no Programa Mais Educação. Partiu da seguinte problemática: Que possibilidades existem nas formas de organização do trabalho escolar para a articulação com as ações desenvolvidas na proposta de educação integral? A metodologia teve abordagem qualitativa, sendo que as fontes de informações foram os sujeitos e os espaços. Para os instrumentos de coleta de informações foram utilizadas a entrevista e a observação. A metodologia se baseou em Lankshear e Knobel (2008) e a análise dos dados em Charmaz (2009). Para a fundamentação teórica da pesquisa, realizou-se uma breve contextualização histórica acerca da ideia de educação integral no Brasil até o momento atual, com a proposta do Programa Mais Educação, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96) e com o Plano Nacional de Educação (lei 13.005/14), bem como a realidade vivida pela escola que sediou a pesquisa. A fundamentação teórica baseou-se em autores como: Cavaliere (2010), Coelho (2012), Moll (2012), Canário (2006), Thurler (2001), Gimeno Sacritán e Pérez Gómez (1998), Tardif e Lessard (2005), entre outros. Como resultados da pesquisa, identificamos sete representações sobre educação integral que permeiam o cotidiano da escola. Essas englobam a percepção da educação integral como processo coletivo de planejamento administrativo e pedagógico, escola única, currículo contextualizado, formação do ser humano, construção coletiva, trabalho com projetos, e também apenas com caráter assistencialista. Percebemos que a maioria dos professores não tem clareza de como se deu o processo de implementação da proposta de educação integral na escola. Ainda como resultados, constatamos como aspectos favoráveis das ações desenvolvidas por meio do Programa Mais Educação na escola: o otimismo e a disponibilidade docente e discente, o envolvimento e pertença à comunidade escolar e o trabalho em equipe. Como aspectos limitadores, constatou-se a falta de formação continuada, a necessidade de planejamento e a falta de recursos humanos, físicos e materiais que contemplam o contexto socioeconômico. Por fim, a partir da reflexão sobre a caracterização da educação integral e a realidade vivenciada na escola que sedia a pesquisa, apresentamos uma proposta de reestruturação do trabalho escolar na perspectiva da educação integral a partir de ações a serem realizadas na escola e no sistema de ensino, pois concluímos que a educação integral precisa ser construída pelas pessoas que compõem a comunidade escolar, a fim de que todos sintam-se responsáveis por essa proposta, que inicia com a construção coletiva de um caminho que nos leve à escola de educação integral.
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