Curricularização da extensão: sugestões para a implantação no curso de administração da Unipampa
Abstract
A extensão universitária vem obtendo destaque no meio acadêmico. Entendida como promotora da interação transformadora entre Universidade e sociedade, tem se institucionalizado através de diversas leis desde 1931 e em 1988 a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas Universidades é colocado como princípio Constitucional. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) é uma política pública, que visa, através da estratégia 12.7, assegurar que no mínimo 10% dos créditos dos cursos de graduação sejam integralizados através de atividades de extensão, prioritariamente aquelas de grande relevância social. Este trabalho discute propostas para a implementação da curricularização da extensão no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa, instituição multicampi criada em 2006 com o objetivo de estimular o crescimento e o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso que através de análise documental e entrevistas coletou dados sobre a extensão na instituição, levantou informações sobre como os órgãos dirigentes da instituição estão se estruturando para o cumprimento desta meta e como os professores de outros Campi e do curso percebem a extensão universitária, a meta da curricularização desta e seus possíveis impactos. Após análise dos dados coletados, nota-se que há um desconhecimento não só sobre a curricularização da extensão, mas também sobre sobre a extensão universitária – mesmo entre extensionistas. Percebeu-se que são necessárias diversas adequações para a implementação da creditação da extensão no curso e na instituição. Essas mudanças foram sugeridas no trabalho, no entanto, não foi possível definir qual a melhor forma de implementação da curricularização no curso.
Collections
The following license files are associated with this item: