Trabalhando a educação ambiental através dos aspectos lúdicos em uma classe de séries iniciais do ensino fundamental de Santa Maria
Resumo
Este estudo refere-se a uma experiência em educação ambiental através da valorização da dimensão lúdica em crianças de uma comunidade social e economicamente heterogênea. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa qualitativa em educação através da pesquisa participante. As atividades pedagógicas foram dirigidas a uma turma de primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Santa Maria, RS, Brasil. Foi desenvolvida e aplicada uma série de oito atividades lúdicas tanto no espaço escolar, quanto, principalmente, em seu entorno a fim de aproximar o aluno dos diversos elementos presentes no seu meio urbano local, como natureza, animais, plantas, comunidade, etc. Durante a pesquisa, tentou-se partir dos conceitos próprios da criança em direção a elaboração de conceitos científicos e valores éticos formais pela dialogicidade e sensibilização da criança em relação as questões ambientais locais. Através de passeios, jogos e brincadeiras, os alunos entraram em contato com a realidade do bairro, identificaram situações em que o descaso ambiental tornava-se evidente e puderam iniciaram um processo de crítica social junto com o professor. No decorrer da pesquisa, foi possível perceber expressões de sensibilização ambiental e incorporação de novos valores ambientais integrados à crítica do mundo real através da linguagem e do desenho. Dessa forma, percebeu-se que o trabalho em educação ambiental através de jogos e brincadeiras é capaz de contribuir para a construção do indivíduo lúdico, ético, e responsável e pela preservação da vida no planeta. Baseado nesses aspectos sugere-se um trabalho pedagógico no qual o lúdico esteja presente no cotidiano da criança para proporcionar momentos de prazer e liberdade tornando o trabalho educacional menos monótono e desanimador. Ressalta-se, ainda, a importância do resgate da ludicidade como meio de preparação para a vida, pois através de pequenos gestos de conscientização incorporados com o prazer de viver percebemos a importância da ação de cada um de nós para a preservação do planeta e transformação da sociedade.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: