Os desafios para a integração curricular no ensino médio em uma escola pública de educação básica
Abstract
Esta pesquisa buscou melhorar a compreensão de alguns aspectos das políticas de reestruturação curricular do Ensino Médio, consideradas aqui como temática geral. A investigação foi desenvolvida no contexto de uma escola pública de educação básica da rede estadual no Rio Grande do Sul, onde ocorreu, no período de 2011 a 2016, um processo de implementação de uma política educacional voltada à reestruturação curricular do Ensino Médio. Dentre as características dessa política destacamos a inserção de um novo componente curricular, denominado Seminário Integrado. Este tinha como objetivo proporcionar um espaço para a efetivação da integração curricular sob a coordenação de um professor. Outro aspecto importante da política foi a organização das disciplinas em áreas do conhecimento, na perspectiva da integração curricular, característica que permanece até hoje. Assim chegamos à temática específica da pesquisa, ou seja, integração curricular no Ensino Médio. Um dos principais desafios provocados no processo de recontextualização dessa política educacional, ao menos no caso da instituição pesquisada, foi a dificuldade de realizar a integração curricular, que foi vivenciada no cotidiano escolar pelo próprio pesquisador no exercício de seu trabalho como docente no Ensino Médio. Esse desafio instigou a realização desta pesquisa, cujo objetivo foi sinalizar possibilidades e limitações para a organização e desenvolvimento do trabalho docente no Ensino Médio visando efetivar a integração curricular. O foco desta investigação é a organização e o desenvolvimento do trabalho docente na perspectiva da integração curricular no Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa por meio da realização de cinco grupos focais com docentes regentes e de três entrevistas individuais com cada membro da equipe diretiva, no período de novembro e dezembro de 2016. A análise dos dados coletados apontou para o planejamento e a realização das ações do trabalho docente predominantemente de forma individual e isolada, para a organização do trabalho escolar que buscasse promover a integração curricular entre as disciplinas. Identificamos alguns fatores que contribuíram para essa situação, dentre os quais destacamos o fato da escola não ter proporcionado condições para promover tempos e espaços de forma que os professores dialogassem e realizassem uma integração curricular efetiva entre as disciplinas. Observamos ainda que o processo da reestruturação curricular do Ensino Médio gerou uma demanda de formação continuada aos professores e equipe diretiva, sobretudo sobre o Seminário Integrado. Na busca de superar os desafios identificados, no sentido de concretizar um currículo integrado, apontamos algumas possibilidades, dentre as quais estão: (1) promover um processo de formação continuada acerca do planejamento e realização das ações escolares e docentes na perspectiva da integração curricular; (2) realizar reuniões coletivas semanais por área do conhecimento na escola incluídas na carga horária de trabalho dos professores. A partir dos limites e possibilidades identificadas, elaboramos uma proposta de organização do trabalho docente para a escola pesquisada, visando o desenvolvimento de um currículo integrado no Ensino Médio. Acreditamos que a principal contribuição desta pesquisa foi promover espaços onde docentes que atuam no Ensino Médio na escola investigada puderam pensar sobre o processo de gestão do currículo visando à integração curricular.
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