Narrativas de experiência na educação infantil em uma abordagem por projetos: a pesquisa como uma construção em processo
Abstract
Nas Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos vislumbra-se a formação participativa e crítica das crianças, em uma concepção de infância ativa no contexto dos direitos políticos à cidadania, ao exercício da criticidade e ao respeito à ordem democrática. Os projetos pedagógicos, como abordagem epistemológica, entendemos ser uma das possíveis maneiras de garantir a efetivação desses princípios nos quais se leva em conta, não apenas os aspectos cognitivos, mas também os afetivos, permitindo o envolvimento da criança em sua totalidade inserida na realidade sócio-cultural. Nessa perspectiva, pesquisa teve, como questão norteadora do estudo, saber como se organizam as experiências vivenciadas cotidianamente por meio de uma abordagem por projetos em uma turma de Educação Infantil?, a partir da qual nos propomos como objetivo geral a investigar, experienciar e construir práxis pedagógicas por projetos baseada na escuta, na participação e na problematização das experiências em uma turma de Educação Infantil, pertencente a uma Escola Municipal, na cidade de Santa Maria, RS. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa narrativa por ser considerada a melhor forma de entender a experiência. A pesquisa se construiu de relatos em diálogo com outras narrativas, ou seja, as narrativas de outros contextos, das crianças, das famílias, e de autores como Larrosa (2002), Malaguzzi (1999), Hernández (1998, 2000), Dewey (2011), Barbosa e Horn (2008), Ostetto (2000) e Rinaldi (1999). A partir das experiências vivenciadas por meio de uma abordagem por projetos foi possível perceber que o currículo na Educação Infantil pode se constituir de uma maneira globalizadora, na qual as diferentes áreas de conhecimentos, vão se articulando as experiências e aos saberes das crianças. As relações vivenciadas foram se organizando através do planejamento docente que se efetivou através da articulação com os registros reflexivos da prática vivenciada com as crianças, a escuta destas, bem como a observação atenta da realidade, que proporcionaram sermos flexíveis com a rotina diária, pois, trabalhar nesta perspectiva é trabalhar com a ideia do imprevisível, no qual os projetos são construídos e determinados pelos tempos, espaços e sujeitos em questão. O papel como professor, foi o mediador do saber, pois através das intervenções, foi possível estimular, observar e mediar o processo de ensino e aprendizagem, buscando criar situações de aprendizagem que fossem significativas e procurando através da observação sensível e da conversa com as crianças captar dados para perceber se estava alcançando essa meta. Ao finalizar essa pesquisa, é bastante motivador pensar que esse trabalho não se encerra com a entrega da dissertação na coordenação do curso, mas que poderá ser útil para outros sujeitos e que entusiasme novas descobertas, incentive outras experiências e que outras pesquisas sejam tornadas públicas. Outras narrativas possam ser construídas.
Collections
The following license files are associated with this item: