Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
Fecha
2017-08-15Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado
Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir e
desenvolver estratégias educativas de produção de narrativas digitais voltadas à
construção de conhecimento em duas escolas do campo do interior do município de
Agudo/RS. Utilizando-se de dispositivos móveis e aplicativos livres, tanto para a
produção e edição, quanto para a distribuição e compartilhamento via rede, destas
narrativas, visa-se, experienciar os recursos tecnológicos de forma exploratória, de
modo a envolver os educandos com seus cotidianos, com os temas transversais e
com a proposta pedagógica da rede de ensino. Apresenta-se um produto como
contribuição social, constituindo uma metodologia de ensino que explora a produção
de narrativas digitais a partir de dispositivos móveis e sua viabilização como recurso
educacional no formato de um repositório digital. Para o estudo, torna-se importante
investigar e compreender como estão sendo desenvolvidas as relações sociais,
culturais e econômicas nestas comunidades do campo em relação às tecnologias,
na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR) e Cartografia das Controvérsias (CC),
propostas por Bruno Latour, como fundamentação teórica e abordagem
metodológica. A CC, vista como um conjunto de técnicas de investigação e
visualização do social propicia o desvelamento de novos agenciamentos entre os
actantes em pleno processo educativo da pesquisa. Ainda, procura-se problematizar
a necessidade de pesquisar e delinear estratégias que contribuam para o
desenvolvimento do trabalho dentro e fora de sala de aula, a fim de agregar as
tecnologias e oportunizar aspectos de alfabetização, inclusão digital e
aprendizagens diferenciadas, significativas e relacionais. Com caráter interativo e
interdisciplinar, tais aprendizagens são estabelecidas a partir dos agenciamentos
das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em rede em distintas
realidades educacionais do campo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: