O papel da educação física nas políticas públicas e o processo de inclusão escolar
Abstract
A inclusão é um processo que vem há tempos sendo discutida no âmbito nacional em escolas, onde
alunos com deficiência cada vez mais estão incluídos nas classes regulares. Através das políticas
públicas que regem a garantia destes alunos com deficiência nas classes regulares, a Educação
Física também tem um papel importante neste processo de inclusão. Nesse sentido, através da
educação física, o processo de inclusão deve proporcionar ao aluno a participação total nas
atividades, tendo experiências positivas nas aulas. A presente pesquisa vem com o intuito de verificar
e analisar, a partir das políticas públicas da área, os conceitos e métodos da Educação Física em
relação aos alunos com deficiência, bem como a transformação da área do passado até os dias
atuais, através dos referenciais bibliográficos da Educação Física. A metodologia deu-se através de
uma pesquisa teórica e bibliográfica, a partir do interesse pessoal e da necessidade de expandir os
conhecimentos sobre a evolução que a Educação Física teve na área da Educação Especial, para
que todos possam ter o conhecimento de como nossa área vem sido abordada para as pessoas com
deficiência. Concluiu-se que, através de todo aparato das políticas públicas que regem a Educação
Física e a educação especial, a inclusão escolar de alunos com deficiência nas aulas de Educação
Física deve acontecer de forma significativa para o aluno, e que este possa interagir com seus
colegas através da socialização que a Educação Física proporciona como também para o seu
desenvolvimento motor e cognitivo.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: