dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Croda, Elisandra Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T12:08:27Z | |
dc.date.available | 2018-07-26T12:08:27Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13915 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research had the objective, to analyze the principal as an articulator of
the school management. The methodology used for this purpose was based in the
qualitative approach, with the research of the bibliographical type. Simple
categorization was used for the systemization of the information. Among the
considerations observed in the literature, to manage the school democratic,
contemplating the participation of all in the educational process, it is plenty
challenging. Therefore, the principal needs to act as leader, in other words, to
articulate segments for the search of an unit of action in the school space. Besides,
needs to include in the same measure, administrative and pedagogic aspects. For so
much, the pedagogic and administrative practices need to base in strategies
participating, the form of guaranteeing the continuous education and of quality. The
democratic management opens possibilities so that, an organization is constituted in
the which through the principal's articulation, all the other segments feel responsible
for actions that contribute to the full development of the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | School Management | eng |
dc.subject | Principal | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O papel do diretor como articulador da gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia é resultado de um projeto de pesquisa que teve como
objetivo, analisar o diretor como articulador da gestão escolar. A metodologia
utilizada para esta finalidade baseou-se na abordagem qualitativa, com uma
pesquisa do tipo bibliográfica. Utilizou-se categorização simples para a
sistematização das informações. Entre as considerações observadas na literatura,
gerir a escola democraticamente, contemplando a participação de todos no processo
educativo é bastante desafiador. Por isso, o diretor necessita atuar como líder, ou
seja, articular segmentos para a busca de uma unidade de ação no espaço escolar.
Além disso, precisa abranger na mesma medida, aspectos administrativos e
pedagógicos. Para tanto, as práticas pedagógicas e administrativas precisam se
fundamentar em estratégias participativas, como forma de garantir uma educação
contínua e de qualidade. A gestão democrática abre possibilidades para que se
constitua uma organização na qual através da articulação do diretor, todos os
demais segmentos sintam-se responsáveis por ações que contribuam para o pleno
desenvolvimento da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |