Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorCroda, Elisandra Azevedo
dc.date.accessioned2018-07-26T12:08:27Z
dc.date.available2018-07-26T12:08:27Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13915
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research had the objective, to analyze the principal as an articulator of the school management. The methodology used for this purpose was based in the qualitative approach, with the research of the bibliographical type. Simple categorization was used for the systemization of the information. Among the considerations observed in the literature, to manage the school democratic, contemplating the participation of all in the educational process, it is plenty challenging. Therefore, the principal needs to act as leader, in other words, to articulate segments for the search of an unit of action in the school space. Besides, needs to include in the same measure, administrative and pedagogic aspects. For so much, the pedagogic and administrative practices need to base in strategies participating, the form of guaranteeing the continuous education and of quality. The democratic management opens possibilities so that, an organization is constituted in the which through the principal's articulation, all the other segments feel responsible for actions that contribute to the full development of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectPrincipaleng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO papel do diretor como articulador da gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo, analisar o diretor como articulador da gestão escolar. A metodologia utilizada para esta finalidade baseou-se na abordagem qualitativa, com uma pesquisa do tipo bibliográfica. Utilizou-se categorização simples para a sistematização das informações. Entre as considerações observadas na literatura, gerir a escola democraticamente, contemplando a participação de todos no processo educativo é bastante desafiador. Por isso, o diretor necessita atuar como líder, ou seja, articular segmentos para a busca de uma unidade de ação no espaço escolar. Além disso, precisa abranger na mesma medida, aspectos administrativos e pedagógicos. Para tanto, as práticas pedagógicas e administrativas precisam se fundamentar em estratégias participativas, como forma de garantir uma educação contínua e de qualidade. A gestão democrática abre possibilidades para que se constitua uma organização na qual através da articulação do diretor, todos os demais segmentos sintam-se responsáveis por ações que contribuam para o pleno desenvolvimento da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto