A abordagem temática e o ensino de física: articulações com a educação do campo
Abstract
Pesquisas fundamentadas na perspectiva da Abordagem Temática (AT) tem apresentado um
significativo aumento na área de Educação em Ciências. Nesse sentido, na presente pesquisa,
pretende-se ampliar os estudos sobre a perspectiva da AT e possíveis articulações desta com o
Ensino de Física, envolvendo o contexto da Educação do Campo. Para tanto, busca-se
responder o seguinte problema de pesquisa: que compreensões sobre a AT e articulações entre
esta e a Educação do Campo podem contribuir para a construção de um processo formativo
em escolas do campo? Para responder a esse problema de pesquisa, realizou-se uma revisão
bibliográfica nas atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEFs), Simpósios
Nacionais de Ensino de Física (SNEFs), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e
na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), principais eventos e periódicos da área de
Ensino de Física, além de entrevistas e questionários com professores da área de Ciências da
Natureza de uma escola do campo, do município de Santa Maria. Para tanto, a análise das
entrevistas e dos trabalhos resultantes dos eventos e periódicos deu-se mediante a Análise
Textual Discursiva (ATD). Os resultados da análise dos artigos estão organizados em cinco
categorias emergentes: Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação
do Campo; A construção do currículo a partir da Abordagem Temática; Abordagem de temas
a partir do currículo pré-estabelecido; A Abordagem Temática e o trabalho em sala de aula a
partir dos Três Momentos Pedagógicos; Trabalho interdisciplinar na Abordagem Temática. Já
o resultado da análise das entrevistas encontra-se discutido na categoria: Características da
prática pedagógica dos docentes, definida a priori. A partir de elementos destas categorias,
sinaliza-se uma proposta de formação permanente de professores de uma escola do campo. As
discussões realizadas a partir da produção sobre AT na área do Ensino de Física mostram que
a interdisciplinaridade e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) vem sendo utilizados no
desenvolvimento desta perspectiva, mas nem todos os estudos que se referem a AT
promovem mudanças no currículo. Ainda, os estudos sobre a AT investigados não
estabelecem relações com a Educação do Campo. Quanto às escolas do campo, estas ainda
parecem privilegiar um currículo distante da realidade do campo.
Collections
The following license files are associated with this item: