A implementação do projeto pedagógico na educação infantil: reflexões sobre gestão escolar a partir dos seus atores
Abstract
A pesquisa apresenta a temática da percepção da pluralidade de aprendizagens,
avanços e desafios, ao longo da implementação do projeto pedagógico (PP), em
uma Escola de Educação Infantil, do município de Venâncio Aires/RS. O Projeto
Pedagógico é o instrumento que tem como princípio norteador a democracia, a
participação, sendo um exercício da gestão escolar democrática. Objetivou, em
linhas gerais, investigar o processo de implementação do projeto pedagógico sob os
olhares dos sujeitos envolvidos, com vistas a um processo democrático. Foram sete
os colaboradores, representantes dos segmentos de funcionários, professores, pais
e direção. A metodologia constituiu-se em um estudo de caso, com abordagem
qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta de dados; a análise dos dados
foi realizada a partir de categorização, através da análise de conteúdo. Como
principais resultados têm-se a falta de envolvimento e participação na construção do
projeto pedagógico, enquanto que, na implementação, o envolvimento e a
participação ocorrem de maneira mais efetiva. Observou-se que os sujeitos atores
refletem acerca do PP e seus caminhos para a implementação, utilizando-se dos
princípios de gestão escolar. Também foi identificado que os sujeitos conhecem o
PP, assim como suas ações para implementação, e participam desse processo. Daí,
a importância de estudos que busquem a análise reflexiva de como está sendo
implementado o projeto pedagógico no nível de Educação Infantil, por parte dos
sujeitos envolvidos e das carências da educação, dentro do campo de gestão
escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: