O Programa Ensino Médio Inovador: um olhar educomunicativo na 8ª Coordenadoria Regional de Educação
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2017-08-14Metadatos
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A presente Dissertação de Mestrado concentra-se na área das Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, seguindo a linha da Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. O objeto dessa pesquisa é o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído em 2009, como uma estratégia do Governo Federal para indução da ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Visa uma melhor aprendizagem aos estudantes das escolas da rede pública, por meio de atividades interdisciplinares de variadas naturezas, dentre elas a comunicação e a cultura digital. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: como se dá o processo de desenvolvimento do ProEMI no Rio Grande do Sul, mais especificamente na 8ª CRE? Como ocorrem os usos e apropriações das mídias e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)? O ProEMI, que tem como paradigma transversal a práxis Educomunicativa, possibilita o processo de desenvolvimento do Protagonismo e da Emancipação dos Sujeitos? Para responder a estes questionamentos, buscamos investigar os usos e apropriações das mídias e das TIC no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na 8ª CRE, bem como o processo de desenvolvimento do protagonismo e da emancipação dos sujeitos envolvidos. Além desse objetivo geral, almejamos: 1) estudar a relação entre ensino integral, Programa Ensino Médio Inovador, Educomunicação e Mediação Tecnológica; 2) verificar os Macrocampos do Ensino Médio Inovador, atividades e produtos desenvolvidos na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul (8ª CRE); 3) conhecer os principais desafios e oportunidades da mediação tecnológica no desenvolvimento do ProEMI. Para alcançar os objetivos propostos, seguimos cinco passos metodológicos: 1º) pesquisa exploratória por meio do TCC de Especialização da pesquisadora; 2º) estado da arte; 3º) pesquisa documental; 4º) levantamento bibliográfico (MOLL, 2012; SOARES, 2002, 2011; DEMO, 2007; FREIRE, 1993; KAPLÚN, 1999; BIANCHETTI & JANTSCH, 1995); 5º) pesquisa de campo através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas às CRES do RS, bem como às professoras mediadoras do Projeto de Educomunicação das escolas selecionadas, pertencentes à 8ª CRE. Mesmo com todas as adversidades encontradas durante a trajetória de implantação e desenvolvimento do ProEMI, constatamos que as escolas estão conseguindo articular parcerias com o intuito de proporcionarem uma formação integral aos seus estudantes, aproveitando-se, em especial, das práticas educomunicativas. Logo, o produto gerado por este estudo consiste em artigos que serão publicados em revistas nacionais e internacionais para que se perceba a relevância no trato para com a formação integral dos estudantes.
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