dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Corrêa, Débora Amaro | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T11:32:17Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T11:32:17Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13970 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study sought to deepen a study on the pedagogical proposal for a school network, analyzing and observing as occurs at the management school within the institution, especially with regard to the role of the school manager. The survey was conducted in one of the sixteen (16) schools this network, which has a national scope. The same is situated in the town of Santa Maria/RS. Counted with the participation of some members from other schools belonging to this network. The research, based on data collection in the educational space of the network and has the objective to analyze how the process occurs and School Management as is the activeness of the school manager. From the data analysis it was possible to see how the school system here studied, organizes its school management, different perspectives between teachers and administrators, and how does the process of democratic management within it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | O papel do gestor escolar e a gestão democrática: uma rede de escolas de educação infantil do Rio Grande do Sul em foco | por |
dc.title.alternative | The role of management school management and democratic, analyzed from a network model of early childhood education in schools of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou aprofundar um estudo sobre a proposta pedagógica de uma escola pertencente a uma rede nacional de ensino, analisando e observando como ocorre a questão da gestão escolar, dentro da instituição, principalmente no que diz respeito ao papel do gestor escolar. A pesquisa foi realizada em uma das dezesseis (16) escolas desta rede no Rio Grande do Sul, que possui uma abrangência nacional. A mesma está situada na cidade de Santa Maria/RS. Contou ainda com a participação de alguns membros de outras escolas pertencentes a esta rede. A investigação, baseada na coleta de dados no espaço educacional da referida rede teve, como objetivo, analisar como ocorre o processo de Gestão Escolar e como acontece a atuação efetiva do gestor escolar. A partir da análise dos dados, foi possível constatar como a rede de ensino aqui pesquisada, organiza sua gestão escolar, os diferentes olhares, entre supervisores e professores, e como acontece o processo de gestão democrática dentro da mesma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |