Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorCorrêa, Débora Amaro
dc.date.accessioned2018-08-01T11:32:17Z
dc.date.available2018-08-01T11:32:17Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13970
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study sought to deepen a study on the pedagogical proposal for a school network, analyzing and observing as occurs at the management school within the institution, especially with regard to the role of the school manager. The survey was conducted in one of the sixteen (16) schools this network, which has a national scope. The same is situated in the town of Santa Maria/RS. Counted with the participation of some members from other schools belonging to this network. The research, based on data collection in the educational space of the network and has the objective to analyze how the process occurs and School Management as is the activeness of the school manager. From the data analysis it was possible to see how the school system here studied, organizes its school management, different perspectives between teachers and administrators, and how does the process of democratic management within it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleO papel do gestor escolar e a gestão democrática: uma rede de escolas de educação infantil do Rio Grande do Sul em focopor
dc.title.alternativeThe role of management school management and democratic, analyzed from a network model of early childhood education in schools of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho buscou aprofundar um estudo sobre a proposta pedagógica de uma escola pertencente a uma rede nacional de ensino, analisando e observando como ocorre a questão da gestão escolar, dentro da instituição, principalmente no que diz respeito ao papel do gestor escolar. A pesquisa foi realizada em uma das dezesseis (16) escolas desta rede no Rio Grande do Sul, que possui uma abrangência nacional. A mesma está situada na cidade de Santa Maria/RS. Contou ainda com a participação de alguns membros de outras escolas pertencentes a esta rede. A investigação, baseada na coleta de dados no espaço educacional da referida rede teve, como objetivo, analisar como ocorre o processo de Gestão Escolar e como acontece a atuação efetiva do gestor escolar. A partir da análise dos dados, foi possível constatar como a rede de ensino aqui pesquisada, organiza sua gestão escolar, os diferentes olhares, entre supervisores e professores, e como acontece o processo de gestão democrática dentro da mesma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto