Perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem a partir do papel da gestão da organização educacional
Fecha
2010-12-19Autor
Cunha, José Almir Rodrigues da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O tema deste estudo monográfico analisa a perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem, a partir do papel da gestão da organização escolar. Foi analisado inicialmente o desenvolvimento da criança de forma integrada e sua influência no processo de aprendizagem, tomando-se como referência as teorias de Piaget (1978). Dessa análise fez-se a interseção com o espaço social da escola, pelo caráter imprescindível da educação para socialização do ser humano. Uma missão a ser desenvolvida pela Administração Escolar, é propiciar a aprendizagem da criança, não só pelos métodos pedagógicos, mas, também pelo que a escola oferece de organização em termo de espaço escolar. Autores como Sander (2005), Romanelli (1990), Fischmann (1987), Saviani (1987), Luck (1998), Alonso (1983), Ferreira (1998) e Paro (1996), subsidiaram desde o levantamento histórico da educação e sua administração até a gestão democrática contemporânea, pois as práticas de gestão, por uma democracia na escola, podem constituir fator de influência na qualidade do ensino. Uma pesquisa de campo, através de questionário, aplicado junto a professores, funcionários e alunos da Rede Municipal de Ensino, realizada em Maio e Junho de 2010 cujo objetivo foi indagar sobre a importância do desenvolvimento infantil na aprendizagem, a partir das ações de organização do espaço escolar, e que o papel do diretor exerce influência direta na qualidade do ensino.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1000]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: