O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino universitário a distância: um estudo de caso
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar se os recursos tecnológicos de informação e comunicação de uma universidade na modalidade à distância e, se esses facilitam a construção do conhecimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em Pretti, Valente, Moran, Castells, entre outros; observou-se no ambiente virtual de aprendizagem como foi conduzida a disciplina Psicologia da Educação e da Aprendizagem; e entrevistou-se 30 acadêmicos que também responderam a um questionário visando compreender três aspectos: interação, domínio tecnológico e aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação têm sido amplamente conduzidas para melhorar as condições de aprendizagem, a partir da interação entre o acadêmico/tutor/professor, tornando a aprendizagem colaborativa. A partir dessa investigação, concluiu-se que as tecnologias da comunicação e informação utilizadas pela instituição de ensino, como chat, fórum, e-mail..., têm condições de auxiliar as aprendizagens na modalidade à distância.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: