Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
Abstract
Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público antes excluído desta etapa de ensino. Pesquisas atuais apontam que o percurso acadêmico no Ensino Superior para muitos estudantes é marcado por dificuldades e barreiras que acabam por limitar o potencial acadêmico. A dissertação aqui apresentada descreve e analisa índices de rendimento acadêmico da Universidade Federal do Pampa- Campus Alegrete nos anos letivos de 2015 e 2016. O estudo tem como objetivo geral analisar índices de evasão e retenção visando o levantamento de estratégias de superação desta problemática. A metodologia de cunho qualitativo está baseada em uma análise documental de dados institucionais obtidos nos sistemas de informação da Universidade e nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação do Campus. Os índices de rendimento acadêmico expressos neste estudo demonstram elevados índices de retenção em componentes curriculares básicos comuns aos cursos, evasão acentuada no primeiro ano da graduação e baixo desempenho acadêmico de ingressantes. Os resultados apontam grandes desafios no enfrentamento dos fenômenos da retenção e da evasão, bem como na superação das dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelos estudantes, especialmente os ingressantes. As conclusões apontam para a necessidade coletiva de repensar práticas curriculares e pedagógicas no Campus.
Collections
The following license files are associated with this item: