Politicas educacionais e ensino médio: o Exame Nacional do Ensino Médio em xeque!
Abstract
Esta dissertação situa-se no âmbito dos estudos acerca das políticas públicas educacionais para o Ensino Médio, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisaPolíticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, a pesquisa de mestrado profissional objetivou analisar quais são as contribuições para uma escola da rede privada de Santa Maria - RS, a partir do processo de transição para os referenciais teórico-metodológicos do ENEM como parte da proposta pedagógica da escola. A metodologia que sustentou a investigação é a histórico-crítica, fundamentada em Saviani (1997; 2008) e na perspectiva da abordagem qualitativa, de acordo com Triviños (1987). Com base nestes fundamentos teórico-metodológicos foram desenvolvidos estudos documentais e de campo a partir da análise das políticas públicas educacionais para o Ensino Médio e da aplicação de questionário com os professores do terceiro ano do Ensino Médio e com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio da escola pesquisada. Os resultados sinalizaram que o público entrevistado não possui, em sua maioria, conhecimento aprofundado acerca das políticas do ENEM, suscitando a realização de espaços formativos na escola acerca desse tema e correlatos. Outro ponto que foi levantado é o fato de que, mesmo a maioria dos professores considerar que se está vivenciando um período de transição curricular do vestibular para o ENEM, há a prevalência do modelo de ensino característico para o vestibular. Os professores acreditam, também, que mesmo com a implementação de um modelo educacional pautado no ENEM, o problema das desigualdades sociais é muito pouco enfrentado, pois há políticas que se articulam com este exame que acabam interferindo para proporcionar o acesso ao Ensino Superior de forma mais facilitada para os públicos mais bem preparados para a prova, elevando a concorrência em nível nacional. Nesse sentido, acreditamos que as principais contribuições da utilização do referencial teórico do ENEM, pela escola investigada, seja a possível superação do ensino tradicional ancorado essencialmente na memorização de conteúdos. Além disso, consideramos o necessário fomento ao trabalho interdisciplinar, a indissociabilidade teoria e prática na perspectiva da aproximação e da relação dos conhecimentos com a sociedade atual. A partir dos estudos realizados durante a elaboração deste trabalho, construímos um paper, produto desta dissertação, o qual contribui com reflexões acerca de elementos teórico-metodológicos do ENEMe inter-relações com a proposta pedagógica da escola pesquisada, tendo por base embasamento teórico e os principais questionamentos analisados.
Collections
The following license files are associated with this item: