Dimensões do trabalho pedagógico nos cursos superiores de tecnologia da UFSM: uma análise dialética
Resumo
Esta Tese integra-se à linha de pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas - do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós e relacionada à temática "educação e trabalho" em uma perspectiva crítica, produzindo reflexões acerca do Trabalho Pedagógico (TP) nos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) da UFSM. Motivado por acreditar que ainda não foi possível superar a contradição entre capital e trabalho e percebendo que os embates entre as classes sociais se refletem nas políticas públicas em educação, e nas práticas das instituições educacionais, elaborou-se o presente trabalho. Trata-se de um estudo constituído por uma pesquisa qualitativa, contextualizada na totalidade da sociedade capitalista e com referencial teórico-metodológico assentado no materialismo histórico dialético. O ponto de partida é a crença de que os processos formativos nos CSTs carecem de uma apropriação mais adequada no campo educacional e em especial na categoria trabalho pedagógico, o que conduziu à seguinte problematização: Que revelam os discursos dos professores dos Cursos Superiores de Tecnologia da UFSM sobre o trabalho pedagógico que realizam, quando analisados sob a perspectiva das dimensões histórico-ontológica, pedagógica e político-social? A Tese desenvolveu dois objetivos: analisar dialeticamente, a partir dos discursos dos professores, o trabalho pedagógico nos CSTs da UFSM em uma perspectiva estabelecida nas dimensões: histórico-ontológica, pedagógica e político-social; e como segundo objetivo, contribuir cientificamente com a categoria trabalho pedagógico, apresentando uma perspectiva dialética multidimensional. Ao criticar o TP nos CSTs da UFSM pôde-se compreender, entre outros aspectos: as especificidades desta modalidade de ensino; a articulação entre teoria e prática; a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; a avaliação; os desafios dos professores frente a esta modalidade de ensino em uma instituição universitária; a relação do TP com o coletivo dos estudantes; e os processos de desenvolvimento dos objetivos teóricos propostos e a real efetivação no TP. Foram aplicadas técnicas de produção de dados como a Pesquisa Survey e entrevistas semiestruturadas, além de fontes documentais. A análise desses dados, produzidos no campo empírico, evidenciou um conjunto de mediações que permitiram, conjuntamente com o modelo multidimensional proposto, a crítica do TP nos CSTs da UFSM, caracterizando o movimento dialético do fenômeno em estudo em busca de sua concretude em meio à totalidade social. Para além da crítica produzida, são indicados caminhos para novos estudos a partir da perspectiva multidimensional apresentada para a categoria TP.
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