Intersecções dialógicas entre A confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino Moisés: focalização e enquadramento do feminino
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2017-12-14Metadatos
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O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra literária A
confissão da leoa, de Mia Couto, e a série fotográfica Muthianas e capulanas, de Albino
Moisés. Como ponto em comum entre ambas as obras, encontra-se a temática do feminino, que
ora apresenta-se submissa e subalterna, ora enaltecida e valorizada. A partir de pressupostos
teóricos que possam auxiliar para a compreensão do espaço em que essas obras estão situadas,
pretende-se trazer questões pertinentes ligadas ao contexto africano e à questão do feminino
neste mesmo contexto. Assim, partindo de um entrelaçamento de dois gêneros distintos e de
dois meios (literatura e fotografia), objetiva-se a conceituação de interdisciplinaridade,
inicialmente, para, em seguida, tratar do real e do ficcional, bem como a abordagem do tempo
e suas implicações em cada meio. Os objetos de estudo desta pesquisa trazem um mundo
particular, que pode nascer tanto no próprio mundo (real) quanto na obra literária em questão.
Por sua vez, a fotografia documental parte de um pressuposto de retrato de um “real”. Ao
percorrer as categorias de real e ficcional, bem como o tempo, percebe-se que esses “retratos”
são construídos e apresentados a partir de um ponto em comum: focalização e enquadramento.
Através desse eixo dialógico que se situa a análise do corpus do trabalho. A partir dessas
intersecções, é apresentado um diálogo entre imagem e escrita e os pontos de convergência e
divergência, semelhanças e diferenças em torno da imagem do feminino em duas mídias
distintas.
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