A função do coordenador pedagógico na educação infantil
Fecha
2011-12-15Autor
Costa, Lúcia Margarete Santos da
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Este trabalho apresenta o resultado do estudo realizado sobre a função do coordenador pedagógico junto a instituições de Educação Infantil. Nestas instituições esse profissional tem uma função importante e desafiadora: precisa estar preparado a orientar os professores na construção de suas propostas pedagógicas, sempre com a finalidade voltada para o desenvolvimento integral da criança. Através do problema de pesquisa: Qual a função do coordenador pedagógico das instituições públicas de Educação Infantil? realizou-se uma visita junto às escolas para conhecer o trabalho dos gestores que atuam nessas instituições e posteriormente foi aplicado um questionário aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Para fundamentar essa pesquisa buscou-se subsídios teóricos em autores como: Luck (2009), Gadotti (1993), Libâneo (2001), Almeida (2003), Alves (2007), Kramer (2000), Saitta (2003), Sousa (2001) e em documentos oficiais que orientam as políticas para a educação brasileira. O texto está organizado em quatro capítulos: introdução, referencial teórico, abordando a relação da escola democrática e os sujeitos que dela participam; o projeto político pedagógico e o regimento escolar; educação infantil indicando alguns aspectos legais, destacando a organização escolar e a coordenação pedagógica. No terceiro capítulo apresenta-se as perspectivas metodológicas: dados, discussões e possíveis desafios ao coordenado pedagógico. Por fim, tecem-se considerações finais.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]