Da percepção à ação: práticas educacionais interdisciplinares em escola técnica integrada ao ensino médio
Abstract
Em geral, as atividades pedagógicas são isoladas e desconectadas do contexto
social em que professores e estudantes estão inseridos. Este fato decorre do atual
cenário escolar, onde o sistema de disciplinas retrata não somente a formação
disciplinar que o professor recebe, mas a forma em que o conhecimento é
construído, ou seja, estanque e fragmentado. Este estudo teve por objetivo geral a
análise da interdisciplinaridade e suas práticas no desenvolvimento pedagógico dos
docentes de uma escola de ensino técnico integrado ao ensino médio, visto que está
vinculada à integração proposta pelo contexto institucional. Para isso, foram
desenvolvidas práticas pedagógicas na dimensão disciplinar e interdisciplinar, onde
utilizou-se diferentes estratégias metodológicas, como: seminários, planejamento
coletivo e oficinas temáticas, partindo da promoção da saúde como tema norteador.
Além disto, procurou-se desenvolver os aspectos reflexivos da prática pedagógica e
a utilização de temáticas na construção do conhecimento dos estudantes. Esta
pesquisa apresenta caráter qualitativo e seus dados foram analisados através da
Análise de Conteúdo e foi realizado no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria-
RS, escola vinculada à Universidade Federal de Santa Maria – RS resultando em
dois artigos científicos e um manuscrito. O primeiro artigo relatou a contribuição dos
seminários como estratégia de ensino disciplinar para a promoção da saúde dos
estudantes. O segundo artigo apresenta as concepções sobre interdisciplinaridade
dos docentes da área básica e da área técnica, assim como as percepções de suas
práticas pedagógicas. O manuscrito, por conseguinte, retrata as contribuições,
dificuldades e sugestões para as práticas pedagógicas interdisciplinares alicerçadas
nas reflexões e atividades interativas realizadas pelos participantes de uma equipe
multidisciplinar integrada. Os resultados mostraram que as concepções dos
docentes sobre interdisciplinaridade está relacionada com a formação acadêmica e
que é possível e válido inseri-la no contexto de ensino a partir da sua reflexão e
planejamento, norteados pelo projeto político pedagógico e plano de
desenvolvimento institucional. Os resultados também demonstraram a importância
deste estudo, considerando os níveis de interações disciplinares, além de interagir
na área do Ensino de Ciências com as demais áreas do conhecimento em benefício
do avanço no processo de ensino-aprendizagem.
The following license files are associated with this item: