Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
Resumo
Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação Musical Intercultural procurando instaurar um pensamento antropofágico. Desse pensamento surge o Ephtah que propõe estar aberto ao novo. Um novo olhar surge e se prospecta uma revolução que está no caminhar. No caminho, a aprendizagem musical Antropofágica Intercultural Inventiva vai sulear essa tese apontando para como agir ou reagir para caminhar. Disso surge a conversa com a Antropofagia Cultural Brasileira: uma proposta Inventiva que indica a descrição e não a prescrição de uma possível Prática Inventiva. Ao comer e expelir o excedente surgem os engodos metodológicos permeados pelas percepções educacionais, o saber Antropofágico Inventivo Intercultural, a não neutralidade daquilo que é ensinado e as concepções e ações para Educação Musical. O tropicalismo: desdobramento da Antropofagia Cultural Brasileira aparece como aporte para as interpretações devorativas e o processo de análise que desvela a Tropicália como desejo de uma nova fundação objetiva da arte. Dentro dela o experimentalismo como articulação do construtivo e do comportamental. Por fim, banhados pelo Tropicalismo desafia a hegemonia do estabelecido.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: