Cultura profissional e as vivências formativas dos professores da área da saúde
Fecha
2017-09-01Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa LP1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul e teve como questão norteadora: “como a teoria fundamentada poderá auxiliar na compreensão das repercussões da cultura profissional e das vivências formativas na atuação docente dos professores da área da saúde?” O objetivo principal foi compreender as repercussões da cultura profissional e das vivências formativas dos professores da área da saúde na atuação docente. Os conceitos centrais do referencial teórico tiveram como base uma discussão referente à trajetória curricular dos cursos envolvidos, bem como, uma discussão a respeito da atuação docente na saúde e da cultura profissional. Adotou-se a metodologia qualitativa tendo como método investigativo a teoria fundamentada, buscando, assim, não apenas descrever resultados, mas também explicar, conceituar e compreender um fenômeno a partir da ação e interação entre pesquisador e participantes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de momentos diferenciados: primeiramente, fez-se uma roda de conversa com docentes da área da saúde, com o intuito de determinar os conceitos sensibilizadores. Esses são conceitos úteis para a elaboração do roteiro de entrevista que foi o passo seguinte da coleta de dados. As entrevistas ocorreram de forma individual no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, contando com a participação de um docente representante de cada curso, totalizando sete participantes. A análise dos dados ocorreu por meio do processo de codificação, iniciando pela codificação inicial, posteriormente fez-se a codificação focalizada e seguindo o processo, realizou-se a codificação axial. Por fim, realizou-se a codificação seletiva que consiste na elaboração da teoria fundamentada. Os resultados caracterizam os costumes, hábitos, formas de relacionamento e posturas dos docentes, configurando a cultura profissional da área investigada. Ainda, pode-se observar que, tal cultura tem forte influência na atuação docente em sala de aula e em outros ambientes da Universidade. Cabe destacar que, as vivências formativas tiveram papel fundamental nas escolhas e na conduta profissional dos participantes, interferindo de forma significativa nas suas convicções, em como se comportam e na maneira como conduzem as relações interpessoais. O estudo permitiu compreender que a cultura profissional da área é uma cultura homogênea, baseada em crenças e experiências, com forte influência da família, da prática profissional, da formação acadêmica bem como, uma maneira singular de se relacionar e de estabelecer critérios para organização da rotina da Universidade. Acredita-se que tal estudo possa contribuir para o reconhecimento e conhecimento dos docentes da área, bem como, das demais áreas, provocando reflexões e a possibilidade de autoanálise diante do caminho percorrido durante a trajetória na docência. Assim, no momento em que existe essa reflexão, existe também a chance de mudanças, aperfeiçoamento, qualificação, pois reconhecer as potencialidades e as fragilidades pessoais e profissionais é uma etapa importante do processo de transformação e de atualização. Ainda, os resultados poderão gerar atividades que estimulem ações em equipe ou cursos de formação continuada, contribuindo para o aprimoramento docente.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
Méa, Liliane Gontan Timm Della (2017-12-13)Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU ... -
A aprendizagem docente e a inclusão de Cotistas B em novos contextos na universidade
Souza, Karina Silva Molon de (2016-08-12)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação caracteriza-se como narrativa ... -
Desafios e perspectivas para o trabalho coletivo entre professores no âmbito do desenvolvimento da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
Kerber, Fernanda (2015-09-04)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como operam os condicionantes para a realização de ações referentes a trabalho coletivo durante as interações entre professores de SI e professores das demais disciplinas que ...