Necessidades formativas para a docência em geografia na educação básica
Fecha
2017-08-03Metadatos
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A pesquisa aqui relatada teve por objetivo “estabelecer possíveis relações entre necessidades formativas apontadas por professores de Geografia atuantes na Educação Básica e Saberes Necessários à docência apresentados na Literatura Especializada”. Identificadas as necessidades formativas desses professores e estabelecidas tais relações, entendemos que teremos elementos básicos suficientes para subsidiar a organização e a efetivação de ações formativas, as quais procurem, a um só tempo, articular desenvolvimento profissional dos professores de Educação Básica e desenvolvimento institucional das unidades escolares onde esses professores atuem. Com base na Literartura Especializada estabelecemos para utilizar neste estudo uma tipologia de saberes docentes com 7 categorias; cada uma relacionada a um tipo de conhecimentos: disciplinar, curricular, experiencial, ciências da educação, tradição pedagógica, alunos e suas características, pedagógicos da matéria. Para operacionalizar a coleta de informações, nos propusemos a responder ao seguinte problema de pesquisa: De que formas as necessidades formativas permeiam a prática docente de professores de Geografia atuantes na Educação Básica (EB)? Para respondê-lo, foram elaboradas as seguintes questões de pesquisa: 1) Que necessidades formativas costumam ser identificadas por professores de Geografia da Educação Básica no desenvolvimento de sua prática docente?; 2) Que situações vivenciadas por professores de Geografia da EB, no seu cotidiano profissional, costumam desencadear suas necessidades formativas?; 3) Como professores de Geografia da EB costumam buscar respostas às suas necessidades formativas?; 4) Que ações formativas costumam ser oportunizadas por escolas de EB para auxiliar os professores na superação de suas necessidades formativas? Para a coleta de informações, contamos com a colaboração de 14 professores licenciados em Geografia que trabalham em escolas da Rede Escolar Pública Estadual do RS (REPE/RS), localizadas no município de Santa Maria. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram entrevistas estruturadas e observações de aulas. Todos os 14 professores foram entrevistados e 7 deles permitiram que assistíssemos suas aulas. Assim, foram assistidas 46 aulas no período de outubro a novembro de 2016 e de abril a maio de 2017. Para a organização e o tratamento das informações coletadas, utilizamos orientações decorrentes da Teoria Fundamentada. Pelas análises feitas, pudemos realizar as seguintes constatações. 1) Esses professores manifestam precisar: conhecer diferentes estratégias didático-pedagógicas; atualizar-se em conhecimentos disciplinares da Geografia; aprender a trabalhar com alunos com deficiência; conhecer diferentes modelos de avaliação; aprender a utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); aprender a trabalhar, didaticamente, sobre temas transversais; conhecer teorias de aprendizagem; reelaborar o Projeto Político-Pedagógico da escola; aprender a trabalhar, didaticamente, por projetos;. 2) Essas necessidades surgem, geralmente, a partir de dificuldades enfrentadas em situações vivenciadas no cotidiano escolar, tais como vão saber: tratar com alunos desmotivados; trabalhar determinados conteúdos específicos da Geografia; utilizar programas de computador como recurso didático; tratar alunos com deficiência inclusos na turma. 3) Esses professores realizam alguns movimentos em busca de soluções tais como: diálogo com os alunos para identificar recusas ao trabalho proposto; participação em cursos e seminários para aprender e/ou se atualizar sobre saberes educacionais; contextualização de conteúdos baseados nas realidades dos alunos; adquisição de materiais (livros, revistas) para autoformação; em casos específicos, pedido de ajuda à equipe diretiva da escola. 4) Entre as ações formativas que a escola organiza e oferece foram citados: palestras em momentos de Reuniões Pedagógicas, sobre temáticas variadas, geralmente escolhidas pela coordenação pedagógica da escola; oficinas de alfabetização digital; espaços de diálogo coletivo em reuniões pedagógicas para que o conjunto de professores possa encontrar respostas aos problemas enfrentados. Ao final, foi possível estabelecer relações de correspondência entre o conjunto de necessidades formativas expressas por esses professores e a tipologia de saberes docentes que adotamos como base neste estudo. Todas as 7 categorias de saberes dessa tipologia foram contempladas, de modo que cada necessidade expressa pode ser associada a pelo menos 2 tipos de saberes docentes dessa tipologia.
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