As relações interpessoais e a consolidação da gestão escolar democrática
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral compreender a influência das relações interpessoais para a consolidação de uma gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2001), analisado conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Castilho (1999), Lück (2000, 2017) e Paro (2017). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro diferentes segmentos que fazem parte de uma escola municipal de Restinga Sêca/RS. Como resultado, observou-se que as relações interpessoais influenciam de forma significativa na consolidação da gestão democrática, uma vez que é a partir das tensões, do convívio e do diálogo que as demandas são percebidas, as estratégias são traçadas e as ações realizadas. Desse modo, conclui-se enfatizando a necessidade iminente de prezar-se por relações interpessoais mais solidárias e participativas, de modo que haja uma mudança de cultura no contexto escolar que consolide uma gestão mais democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: