Os desafios e as perspectivas da participação da comunidade na gestão democrática das escolas de educação infantil
Resumen
Este trabalho tem como temática a gestão democrática, que consiste na participação e colaboração da comunidade (pais, docentes, funcionários e alunos) nas decisões escolares, contemplando um espaço de diálogo, discussões coletivas e estratégias que buscam suprir as necessidades e finalidades da escola. Sendo assim, este estudo buscou: analisar os desafios e as perspectivas dos gestores das escolas públicas de educação infantil de Santana do Livramento/RS quanto a participação da comunidade escolar. A metodologia de pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo uma pesquisa de campo onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas para coletar os dados e a análise documental do Projeto Político Pedagógico de duas escolas infantis. Integraram esta pesquisa duas diretoras, duas docentes e dois pais de duas escolas infantis da rede pública de ensino. Pôde-se constatar, a partir dos conheci-mentos bibliográficos adquiridos e dos dados coletados, que a participação da comunidade é essencial para consolidar os caminhos democráticos que elevam a qualidade do ensino. Além disso, se consolida em uma prática efetiva no cotidiano das escolas infantis do município, no entanto, ainda há uma resistência da gestão em contemplar o PPP como uma ferramenta facilitadora da organização escolar e de pleno exercício da participação da comunidade, assim como também de envolver os pais de maneira mais efetiva nas decisões das escolas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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