Preservação do capital intelectual: uma proposta de gestão do conhecimento em uma instituição pública de ensino superior
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de preservação do capital intelectual e melhoria da eficiência por meio da aplicação da Gestão do Conhecimento no contexto de uma instituição federal de ensino superior. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa quantitativa com servidores lotados na Reitoria de uma universidade pública, utilizando o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (BATISTA, 2012), conforme 7 critérios de análise (Liderança em Gestão do Conhecimento, Processos, Pessoas, Tecnologia, Processos de Conhecimento, Aprendizagem e Inovação, Resultados da GC). Os dados foram processados por meio dos softwares Microsoft Office Excel 2007 e do SPSS 20 e apresentados através de análise estatística e do grau de maturidade em GC, representado pelo somatório das pontuações finais para cada critério. Participaram da pesquisa 257 servidores, dentre eles: 50,6% pertencem ao gênero masculino; 55,8% são casados; a idade média é de 40,4 anos; 72,7% possuem escolaridade de pós-graduação; 66,02% trabalham na instituição há 10 anos ou menos; 29,2% aderiram ao processo de flexibilização de jornada de trabalho. Em relação aos Critérios avaliados, o Processos de Conhecimento foi o que recebeu menor pontuação (2,545), com total de 15,285; demonstrando que os pesquisados avaliam negativamente as ações de identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e aplicação dos conhecimentos no âmbito do trabalho. Por outro lado, a maior média encontrada se refere ao Critério Tecnologia (3,542), obtendo maior escore (21,252) dentre os Critérios, evidenciando que a instituição possui uma base tecnológica bastante desenvolvida, agindo de forma adequada quanto às ações que envolvem a infraestrutura de tecnologia da informação. De modo geral, os respondentes apresentaram uma média de 2,876, evidenciando que a percepção em relação à gestão do conhecimento na universidade é insatisfatória. Destaca-se que o desempenho inferior no Critério Processos de Conhecimento evidencia um grande desafio a ser alcançado na instituição que é a sistematização da Gestão do Conhecimento nas suas rotinas de trabalho e processos. Com base nisso, constatou-se que a instituição atingiu o total de 120,75 pontos no somatório das pontuações dos Critérios, enquadrando-se no nível Iniciação, em que demonstra começar a perceber e reconhecer a necessidade de realizar o gerenciamento do conhecimento organizacional e de seus colaboradores. Além disso, entre os respondentes a percepção média da situação das atuais condições de Gestão do Conhecimento na UFSM foi de 5,42. Quanto às práticas de compartilhamento de conhecimentos identificadas nos setores de trabalho, destacam-se, dentre as principais, o compartilhamento de experiências; o diálogo e reflexão entre os servidores para criação de novo conhecimento, entre outros. De modo geral, não houve diferença significativa na percepção dos servidores que aderiram ao processo de flexibilização de jornada de trabalho daqueles que não aderiram. Por fim, foi elaborada uma Proposta de Plano de Gestão do Conhecimento para a UFSM, seguindo a metodologia de Batista (2012), apresentando os pontos fortes e oportunidades de melhoria, desenvolvimento de um business case para destacar a relevância da Gestão do Conhecimento para a instituição e um Plano de Gestão do Conhecimento.
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