Viver e contar: “Espaço Autoficcional” como lugar de encontro na obra de Salim Miguel
Abstract
O presente trabalho consiste em um estudo da obra ficcional de Salim Miguel, centrado nas diferentes estratégias de figuração de si utilizadas com vistas a embaralhar as fronteiras entre vida e obra. Mais do que um gesto autobiográfico e/ou narcisista, esse apoio que o escritor busca em vestígios, rastros e fragmentos do seu próprio passado para criar ficcionalmente relaciona-se, de maneira fundamental, à sua concepção estético-literária: a ficção como recriação em outro universo, formado inteiramente por palavras, de uma dada experiência, conhecida ou vivida. A escrita literária caracteriza-se, assim, como uma espécie de entre-lugar, que possibilita a Salim Miguel um constante ir e vir entre a “realidade da vida” e a “realidade da ficção”, fenômenos os quais, em seu entender, fundem-se e confundem-se. No intuito de refletir sobre como isso se dá, selecionamos seis obras representativas: A morte do tenente e outras mortes (1979), A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta (1987), Primeiro de abril: narrativas da cadeia (1994), Onze de Biguaçu mais um (1997), Nur na escuridão (1999) e Reinvenção da Infância (2009). Em tais narrativas, sobressaem-se aspectos que apontam para a necessidade premente de debater a presença incômoda do autor em seu texto, reativada, na contemporaneidade, pelos conceitos de autoficção, “retorno do autor” e “espaço biográfico”. A partir dessa perspectiva analítica, objetivamos discutir a criação de um “espaço autoficcional” na obra de Salim Miguel como lugar de encontro do ficcionista/colecionador de histórias com a sua própria experiência e com o outro que comparte com ele um mesmo habitat social, constituindo-se, por fim, em lugar de recriação dessa experiência limiar entre o “ato de viver” e o “ato de contar”.
Collections
The following license files are associated with this item: