Desafios contemporâneos na formação da cidadania no ensino médio
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Data
2018-07-06Autor
Halberstadt, Mara Conceição Fraga
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Este artigo trata da questão do ensino de filosofia no ensino médio. Destacamos a relação entre educação e construção do ser humano, na qual a escola é responsável pela transmissão dos conhecimentos e possibilitadora da construção do conhecimento e da formação ética e moral dos educandos. Neste trabalho, articulamos os conceitos de ética e moral na formação do ser humano e no processo de educação. Evidenciamos suas diferenças e os níveis de amadurecimento moral com a educação para que, numa perspectiva de sala de aula, estudantes e professores consigam transformar sua participação nesse processo. Para tanto, entrevistamos professores de filosofia de escolas pública e privada a fim de identificarmos como se dá o processo de ensino nestas escolas. Como resultados da pesquisa, destacamos que todos os professores entrevistados encontram na sua metodologia uma forma de trabalhar a compreensão dos conteúdos. Usam metodologias e ferramentas diferenciadas, mas contemplam a dimensão ética moral em sala de aula visando a vida futura dos educandos. Além disso, todos utilizam livro didático e outros recursos para suas aulas, como, por exemplo, o diálogo. Com isso, os professores se aproximam mais da realidade do aluno. Ressaltamos também que o professor da escola privada recebe maiores cobranças para obter melhor desempenho dos estudantes em processos de seleção de acordo com uma visão estatística dos resultados de cada aluno, turma e processo de ensino-aprendizagem.
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