Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade
Resumo
O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente na formação dos jovens estudantes sejam vencidos. Para tanto, se fundamenta na perspectiva de que o seu ensino é algo poderoso. Dessa forma, o objetivo central é investigar como o professor de filosofia pode direcionar as suas aulas de modo a possibilitar o desenvolvimento de um olhar mais crítico, uma postura mais autônoma e uma reflexão mais profunda daquilo que através das mídias nos é imposto diariamente, evitando deste modo, o comportamento de rebanho no qual os indivíduos consomem significados prontos. Neste viés, será posto em discussão a importância do ensino de filosofia na formação dos estudantes do ensino médio. Além disso, pretende-se articular o ensino de filosofia com alguns dos problemas por eles enfrentados. Assim, percebe-se que a relevância deste artigo, se justifica na medida em que investirá na preparação e aperfeiçoamento pessoal para o desempenho das atividades docentes. Isto é, colocará em discussão o direcionamento das aulas, visando propor possíveis formas de aproximar os educandos da filosofia, tornando- a mais significativa a estes estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: