Inclusão de crianças com autismo na educação infantil: desafios para a gestão escolar
![Thumbnail](/bitstream/handle/1/14225/TCCE_GE_EaD_2018_KRAKHECKE_MARGARETE.pdf.jpg?sequence=5&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2018-06-30Author
Krakhecke, Margarete Teresinha Gebauer
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem como foco principal a linha da Gestão escolar, e o mesmo procurou analisar e entender quais são os desafios que a gestão escolar enfrenta para incluir crianças com Autismo na Educação Infantil em duas escolas no município de Três Passos/RS. Buscou-se entender como o papel desempenhado pelo gestor escolar influencia no processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, verificando dessa forma, as dificuldades da gestão para acolher esses alunos com autismo e analisar as estratégias usadas pelas instituições para acolher essas crianças. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de um questionário aplicado a duas gestoras e uma coordenadora pedagógica. Como resultado, foi possível constatar que os desafios que a gestão escolar tem para que a inclusão desses alunos aconteça são muitos, é necessário se ter um maior entendimento sobre as possibilidades e desafios da gestão escolar frente a inclusão de crianças autistas, pois precisa-se de uma educação de qualidade que valorize todos os sujeitos, respeitando as suas deficiências e habilidades, sem que isso se torne um problema para a escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: