MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
Resumo
Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web denominado MMAR (Molecular Modeling with Augmented Reality), que utiliza conceitos de Realidade Aumentada (RA), projetado e desenvolvido para apoiar a aprendizagem de estruturas moleculares tridimensionais. Devido à complexidade destas composições estruturais, o aprendizado referente às moléculas torna-se abstruso, sendo, ainda, agravado pela interatividade dos softwares estar restrita, na maior parte dos casos, em movimentos e ações costumeiras. Ainda, esta dificuldade pode ser explicada pela maioria dos estudantes não apresentar o conhecimento necessário para trabalhar com sistemas biomoleculares, afetando, também a motivação destes pelo objeto de estudo. Nesse contexto, a RA surge como uma tecnologia diferenciada, proporcionando novas oportunidades visuais de aprendizagem aos alunos, sendo uma estratégia inovadora para auxiliar os estudantes a atingirem bons resultados no ensino. O objetivo desta pesquisa foi analisar as possíveis influências relacionadas à interatividade, usabilidade e motivação, proporcionadas pelo Sistema MMAR. O mesmo foi desenvolvido adotando a metodologia Interad, dirigida ao projeto de interfaces gráficas para materiais educacionais digitais. Para a avaliação do sistema, foi utilizada a abordagem Goal, Question, Metric (GQM), estabelecendo os pilares para a realização desta. O Sistema MMAR foi aplicado a vinte e cinco alunos na disciplina de Química, do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. Considerou-se que o uso da tecnologia de RA, como apoio ao ensino de composições moleculares tridimensionais, possibilitou auxiliar os alunos na fixação de conhecimentos enquanto, simultaneamente, eles se divertiam, propiciando um aprendizado de forma não convencional. Também, viabilizou que o conhecimento alcançado fosse relevante e útil, permitindo uma aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, oportunizando uma forma de melhorar a prática do ensino. Ficou evidenciado, nesta pesquisa, que o sistema apresenta inúmeros recursos, contudo, é simples, objetivo, de fácil utilização e entendimento, apresentando uma forma de manipulação dos modelos moleculares mais natural, por meio de marcadores, deixando os alunos mais interessados pelo conteúdo. Destaca-se, ainda, que a interface de RA, no contexto desta aplicação, pode ser considerada inovadora e, por apresentar características atrativas tão peculiaridades, possibilita motivar os alunos a desejarem, cada vez mais, manipular (e estudar) um número maior de moléculas. Os resultados mostram a existência de indícios de que aspectos relacionados à interatividade, usabilidade e motivação, conferidos pelo sistema, influenciaram na acentuação da atratividade, da curiosidade, da atenção, do entusiasmo e da relevância do objeto de estudo de um assunto tão complexo em Química, como a composição tridimensional de estruturas moleculares.
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