Escolas conectadas? Um novo modelo estrutural de redes computacionais
Resumo
Com o perpassar dos anos, percebe-se um número grande de novos usuários conectados à rede mundial de computadores. Entre essas novas conexões, estão alunos e professores inseridos em um ambiente escolar, com novas estratégias de ensino/aprendizagem mediadas pela disponibilidade da inserção de novas tecnologias. Para que esse cenário promissor esteja garantido, busca-se diariamente a evolução tecnológica desse contexto no meio educacional, a fim de suprir a necessidade do aumento constante do uso das TIC na educação, surgindo, assim, o primeiro questionamento norteador: as escolas possuem infraestrutura e capacidade de redes suficientes para a utilização satisfatória das tecnologias atuais disponíveis à educação? Atender com qualidade as necessidades de conexão de um número grande de escolas e pessoas é um desafio para qualquer gestor público, e a terceirização dos serviços de Internet é a maneira mais viável para a resolução dessa questão. Porém, devido ao número de instituições a serem atendidas e aos preços praticados pela iniciativa privada, o investimento no setor pode ser, muitas vezes, considerado elevado. Em consequência disso, há velocidades de Internet insuficientes para cada escola. Tal dificuldade origina então o segundo questionamento norteador deste trabalho: por que órgãos públicos, como prefeituras municipais, não se tornam protagonistas no processo de construção e interligação de suas próprias redes? O aumento desses links de Internet, contemplando velocidades mais altas, sem dúvida, é um fator a ser alcançado e, por isso, o poder público deveria planejar a emancipação dessas redes e aproveitar todos os recursos que essa nova arquitetura proporciona. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade das redes computacionais em uso nas escolas, propondo, como produto final, um novo modelo de rede entre as escolas municipais de Santa Maria. A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui natureza dissertativa e orientou-se pela abordagem hipotética dedutiva, partindo das hipóteses de que o uso das novas tecnologias online, na educação, não está atingindo sua plenitude, entre outros problemas, devido à qualidade das conexões. Através de um estudo de caso, realizou-se visitas às escolas municipais da rede pública de ensino, com a finalidade de verificar o cenário atual com relação à utilização da infraestrutura das redes de comunicação. Foram realizadas entrevistas informais e aplicação de questionários para posterior análise, a fim de compreender o panorama atual e justificar o novo modelo de rede a ser proposto. Os resultados demonstraram que a velocidade de Internet presente nas escolas não atende as necessidades, bem como a depreciação do parque tecnológico que, por falta de investimentos, não possui um bom estado de conservação. Para suprir essas deficiências são necessários investimentos do setor público em tecnologia, como compra de novos equipamentos e, principalmente, a construção de um novo modelo de rede, no qual as escolas consigam conexão de alta velocidade entre si, e não fiquem reféns da baixa velocidade das empresas privadas.
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