As novas tecnologias no fazer pedagógico na escola municipal José Rodrigues Cardoso
Resumen
Este trabalho objetiva refletir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no fazer pedagógico na Escola Municipal José Rodrigues Cardoso e buscou saber, através da pesquisa quali-quantitativa, se os professores utilizam as TICs no seu fazer pedagógico, de que forma e quais as contribuições para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2011, a partir do embasamento teórico e coleta dados. Na metodologia foram aplicados questionários com perguntas de respostas objetivas e subjetivas. Nelas, os professores consideram que as TICs criam novos ambientes de aprendizagem, tornam as aulas atrativas e dinâmicas, permitindo conectar o aluno ao mundo exterior e conhecimento, além de incluir digitalmente. Na ação didática inserem as TICs no desenvolvimento do conteúdo curricular de forma expositiva e estimulativa, sem projeto interdisiciplinar ou multidisciplinar e poucas vezes são utilizadas para pesquisa e interação, validando velhas práticas pedagógicas. O despreparo do professor, diante do avanço tecnológico, e a falta de estrutura são apontados como impeditivos no ato pedagógico com TICs, mesmo a escola pesquisada tendo sua infraestrutura superior a média nacional das escolas urbanas.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]