Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
dc.creatorDuarte, Quélen Cristiane Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-13T12:50:04Z
dc.date.available2018-09-13T12:50:04Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14288
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper examines community participation in school management in the State School of Basic Education in Sapucaia do Sul and what factors that promote such integration, as well as the influences of such participation to the school. It also seeks to demonstrate that community participation in school management is essential to gain improvements to school, build a school environment that contributes to the formation of creative individuals, and constructive participants and achieve a quality education in all aspects of the process. To conduct this study was applied questionnaire to students of school, in conversation with teachers and functionaries about the presence of the comunity in the school enviroment and observed of physical structure and human as well as income and interest of students in the learning process. To support the work were reviewed several authors specialized in subject matter, as Vitor Paro, Paulo Freire, Isabel Parolin, among others. Before the study, noted the importance of effective community participation in all aspects of the school and the certainty that the families need to be involved in the learning process of the sons and that the school need to worry with strategies and alternatives proposals that encourage the participation of the fathers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectGestão democraticeng
dc.titleA participação da comunidade na gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sulpor
dc.title.alternativeCommunity participation school management School State of Elementary School Sapucaia do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a participação da comunidade na gestão escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul e quais fatores que propiciam tal integração, assim como as influências dessa participação para o estabelecimento de ensino. Pretende também demonstrar que a participação da comunidade na gestão escolar é essencial para conquistar melhorias para a escola, construir um ambiente escolar que contribua para a formação de indivíduos criativos, construtivos e participantes e atingir uma educação de qualidade em todos os aspectos do processo. Para a realização desse estudo foi aplicado questionário a alunos da escola, conversado com professores e funcionários sobre a presença da comunidade no ambiente escolar e observada a estrutura física e humana, assim como o rendimento e interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Para fundamentar o trabalho, foram revisados vários autores especializados no assunto em pauta, como Vitor Paro, Paulo Freire, Isabel Parolin, entre outros. Diante do estudo realizado, constatou-se a importância de uma efetiva participação da comunidade em todos os aspectos da realidade escolar e a certeza de que as famílias precisam estar envolvidas no processo ensino-aprendizagem dos filhos e de que a escola precisa preocupar-se com estratégias e propostas alternativas que incentivam a participação dos pais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto