A participação da comunidade na gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2012-12-01Autor
Duarte, Quélen Cristiane Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho analisa a participação da comunidade na gestão
escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul e quais
fatores que propiciam tal integração, assim como as influências dessa participação
para o estabelecimento de ensino. Pretende também demonstrar que a participação
da comunidade na gestão escolar é essencial para conquistar melhorias para a
escola, construir um ambiente escolar que contribua para a formação de indivíduos
criativos, construtivos e participantes e atingir uma educação de qualidade em todos
os aspectos do processo. Para a realização desse estudo foi aplicado questionário a
alunos da escola, conversado com professores e funcionários sobre a presença da
comunidade no ambiente escolar e observada a estrutura física e humana, assim
como o rendimento e interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Para
fundamentar o trabalho, foram revisados vários autores especializados no assunto
em pauta, como Vitor Paro, Paulo Freire, Isabel Parolin, entre outros. Diante do
estudo realizado, constatou-se a importância de uma efetiva participação da
comunidade em todos os aspectos da realidade escolar e a certeza de que as
famílias precisam estar envolvidas no processo ensino-aprendizagem dos filhos e de
que a escola precisa preocupar-se com estratégias e propostas alternativas que
incentivam a participação dos pais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: