A perspectiva crítica filosófica das novas tecnologias culturais midiáticas na formação de professores do ensino básico
Resumo
O trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico compromete-se a refletir
sobre possíveis alternativas didático-pedagógicas a fim de contribuir com a
educação na perspectiva de trabalhar a formação de professores do Ensino
Básico. O desafio maior do trabalho está em visualizar novos horizontes
interpretativos que possibilitem uma reflexão crítica das práticas pedagógicas do
professor no contexto escolar. Neste sentido, levantam-se questões que visa criar
espaços para discutir complexidades das novas tecnologias culturais midiáticas
no processo de formação do educador, levando em consideração o contexto das
novas tecnologias de informação e comunicação. Acredita-se que esta realidade
contribui com a saturação de informações ideologicamente manipuladas,
dificultando o desenvolvimento crítico e emancipatório do sujeito no contexto
escolar. Neste paradigma sócio/econômico que fez da imagem o arauto da
felicidade, acredita-se que, nada mais eficiente para contrapô-lo que investir na
formação crítica e estética, desenvolvendo com isso, a sensibilidade pela estética
e a ética. Para isso, o trabalho fundamenta-se em teorias de filósofos como
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Adorno (1995), Habermas (1987), entre outros, incorporando-os a uma prática
que atenda a demanda de uma educação emancipadora. Com isso, cria-se
perspectivas de que é possível recuperar a partir da formação crítica do professor,
uma prática pedagógica, comprometida com a emancipação do sujeito. A
proposta de trabalhar as novas tecnologias culturais como forma de interpretar o
cotidiano e os conflitos sociais foi uma alternativa de refletir sobre conceitos e
significados que construímos diariamente em nossas vidas. Influenciados ou não
pela indústria cultural. Pois, é possível pensar que vivenciamos um paradigma de
verdades e informações no qual os sujeitos não estão conseguindo se libertar dos
discursos ideológicos de um sistema produtor de culturas, valores e conceitos.
Assim, no contexto atual, o trabalho será de muita relevância no sentido de propor
possibilidades na formação e na prática docente.