Gestão educacional: perspectivas e ações para a melhoria do ensino
Resumo
O presente trabalho apresenta como tema a gestão escolar como um processo participativo. Para tanto, buscou-se verificar junto ao Instituto Estadual de Educação Tiradentes se está ocorrendo a substituição de práticas de organização baseadas na reprodução de hábitos adquiridos, por uma prática coletiva, geradora de soluções inovadoras e melhoria da qualidade de ensino. Nortearam o trabalho indagações tais como: o que é gestão participativa? Como tornar efetiva a participação dos professores na constituição dessa gestão, dentro da dimensão formativa? Com a pesquisa foi possível obter uma melhor compreensão sobre o momento em que a escola pesquisada está vivendo relativo à construção da gestão democrática. Com relação à pesquisa, pôde-se constatar que a escola vem implantando lentamente o processo de gestão, embora ainda vinculada à ideias e práticas tradicionais, que remetem à heranças que o sistema de ensino vem incorporando ao longo do processo histórico. A gestão democrática vem sendo discutida e implementada na escola,com a participação da comunidade, embora ainda exista uma distância entre o que se almeja e a realidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: