Educação física escolar indígena: relações entre aspectos legais e a produção científica da área
Abstract
Embasados nas necessidades de debate para o contexto educacional indígena em especial ao contexto do componente curricular Educação Física, utiliza-se esta pesquisa para desvelarmos conceitos e concepções da Educação Física Escolar Indígena com base na literatura acadêmica. A questão problema norteadora da mesma é: Como o conhecimento da Educação Física vem sendo tratado em Escolas Indígenas de acordo com a literatura especializada, com base na literatura da área? A fim de resolvermos a questão problema desenvolveu-se o objetivo principal que é o de analisar como o conhecimento da Educação Física relativo às escolas indígenas vem sendo sistematizado em publicações na área. Caracteriza-se a pesquisa de cunho qualitativo e seu método para a coleta de dados é a revisão bibliográfica em periódicos de maior destaque cientifico com base na Qualis da CAPES na área da Educação Física. Como direcionamentos finais, sinaliza-se a necessidade de discussão e pesquisa nesta vertente de educação Física Escolar Indígena, pois ainda é um tanto escassa. Outro direcionamento possível é ode dialogar sobre as politicas que respaldam a escola indígena e o que a realidade produzida academicamente nos demostra. Por mais incipiente que seja as produções nesta temática, pode-se observar que já existem traços de sistematizações para a Educação Física Escolar Indígena.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: