dc.contributor.advisor | Gindri, Giovana Toscani | |
dc.creator | Paiva, Elaci Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2018-09-18T15:20:09Z | |
dc.date.available | 2018-09-18T15:20:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14342 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The motion of school inclusion is also accompanied by doubt and questioning,
requiring not only support and guidance from experts, but mainly a reflection of all
schools in the development of social relationships based on respect for differences.
The present study examined the importance of including people with disabilities in
school and teacher education from the perspective of inclusion, because the current
scenario presents strong evidence of change, showing that the inclusion of people
with disabilities is an irreversible trend, however, requires a collective work, to
contribute as a determining factor in the consolidation of relations of a democratic
society for all. It was concluded that the school intends to be inclusive without
wanting to change their habits in any way is doomed to failure. The ethical
commitment requires us to abandon the empty towards effective action and
consistent with the inclusive movement. It demands, in short, that fight against
situations of discrimination, favoring cultural breaks necessary for a new education
and inclusive society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | PNE's (Portadores de Necessidades Especiais) | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Special needs | eng |
dc.subject | Mainstream | eng |
dc.title | Formação de professor na perspectiva da escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e
questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas
principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de relações
sociais pautadas no respeito às diferenças. Assim, o presente estudo analisou a
importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola bem
como a formação do professor na perspectiva da inclusão, pois o cenário atual
apresenta fortes indícios de mudanças, demonstrando que a inclusão de pessoas
com deficiência é um movimento irreversível, porém, necessita de uma construção
coletiva, para contribuir como fator determinante na consolidação das relações
democráticas de uma sociedade para todos. Concluiu-se que a escola que pretenda
ser inclusiva sem querer modificar em nada seus hábitos estará fadada ao fracasso.
O compromisso ético exige que se abandone os discursos vazios em prol de ações
efetivas e coerentes com o movimento inclusivo. Ele demanda, em suma, que se lute
contra as situações de discriminação, favorecendo as rupturas culturais necessárias
a uma nova educação e sociedade inclusivas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |