Formação de professor na perspectiva da escola inclusiva
Resumen
O movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e
questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas
principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de relações
sociais pautadas no respeito às diferenças. Assim, o presente estudo analisou a
importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola bem
como a formação do professor na perspectiva da inclusão, pois o cenário atual
apresenta fortes indícios de mudanças, demonstrando que a inclusão de pessoas
com deficiência é um movimento irreversível, porém, necessita de uma construção
coletiva, para contribuir como fator determinante na consolidação das relações
democráticas de uma sociedade para todos. Concluiu-se que a escola que pretenda
ser inclusiva sem querer modificar em nada seus hábitos estará fadada ao fracasso.
O compromisso ético exige que se abandone os discursos vazios em prol de ações
efetivas e coerentes com o movimento inclusivo. Ele demanda, em suma, que se lute
contra as situações de discriminação, favorecendo as rupturas culturais necessárias
a uma nova educação e sociedade inclusivas.
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