Análise de imagens no livro didático de inglês como recurso de interação em sala de aula
Fecha
2018-02-27Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O professor ao entrar em uma sala de aula tem a oportunidade de interagir com os alunos e oportunizar atividades que também estejam relacionadas com a trajetória de vida do educando. Sabemos que, em muitos contextos educacionais, o Material Didático mais utilizado e comum entre professores e alunos é o Livro Didático. Muitos alunos o utilizam além do espaço escolar para estudar, ler, pesquisar e também - no caso das línguas estrangeiras – ampliar o vocabulário. Para muitos professores o Livro Didático é utilizado sob diversos aspectos. Um deles é auxiliar na estrutura dos conteúdos desenvolvidos no ano letivo e também é o recurso de onde o professor seleciona atividades ao elaborar suas aulas. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é mostrar que o professor pode potencializar as atividades presentes no Livro Didático através da Leitura de Imagens a fim de ampliar e até melhorar a interação com seus alunos, visando à formação social dos educandos. A escolha dessa temática é atribuída a presença do recurso visual no livro didático que, dentre várias funções, é utilizado muitas vezes apenas esteticamente, mas que pode ser explorado como outro texto. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o livro didático no contexto educacional brasileiro, as diferentes abordagens de ensino e a interação professor-aluno (MIZUKAMI, 1986; ALMEIDA-FILHO. BARBIRATO, 2016) e a leitura de imagens com base nas Metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Estudamos também a leitura de imagens como uma das formas de atividade que pode ser explorada em sala de aula para promover a formação de cidadãos que participam, através de textos, de forma ética e crítica em diversas práticas sociais. As imagens analisadas pertencem ao livro didático Way to English for Brazilian Learners: língua estrangeira: inglês: fundamental II para alunos do 9º, A obra pertence a uma coleção de quatro volumes elaborados para os anos letivos que compõem o Ensino Fundamental II e fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para os anos de 2017 a 2019. Através da nossa análise, percebemos que Livro Didático pode ser um instrumento importante na vida do professor para que, a partir dele, sejam elaboradas novas atividades, mais contextualizadas e que proporcionem a participação dos alunos. Uma dessas atividades, é a leitura de imagens.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: